ACIMAR - ENTIDADE NACIONAL DOS CIVIS E MILITARES APOSENTADOS E DA RESERVA

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Boletim Informativo nº. 06 – Junho de 2.011
II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO.
                            Será realizado em Brasília o II Seminário Latino-Americano de Justiça e Transição, nos dias 7 e 8/07/2011, promovido pela Comissão Organizadora do Seminário Latino-Americano, do Ministério da Justiça. A atividade reunirá especialistas do Brasil e de vários países para debater os processos de transições democráticas e as violações cometidas contra os Direitos Humanos durante as ditaduras em países da América Latina. As inscrições são gratuitas e estão abertas na página: www.mj.gov.br/anistia (clique no banner à direita da página).
                                   Serão compostos por 6 Painéis que abordarão temas sobre reparação, direito à verdade, à memória, à justiça, acesso à informação, leis de anistia, reformas institucionais e o papel da sociedade civil durante transições democráticas.                                   
                                   Participarão importantes palestrantes, como Juan Mendes (Argentina), relator especial da ONU contra a Tortura e ex-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH); Priscila Hayner (Estados Unidos), pesquisadora especialista em Comissão da Verdade; Catalina Botero (Colômbia), relatora especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; Cristián Correa (Chile), especialista e políticas públicas de reparação; Javier Ciurlizza, diretor para a América Latina e Caribe do International Crisis GroupJuan Faroppa, consultor da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Victor Prado Saldarriaga (Peru), Juiz da Corte Suprema de Justiça Peruana. Foi um dos Juízes que atuou na condenação do ex-presidente Fugimori, por graves violações aos direitos humanos.
                                   Esse Seminário é uma parceria da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça com o Centro Internacional para a Justiça de Transição e a Universidade Católica de Brasília, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Instituto de Relações Internacionais da USP e do Superior Tribunal de Justiça.

- O Seminário terá lugar nos dias 7 e 8 de julho próximo e obedecerá os horários das 08,00 às 18,00 horasno LOCALAuditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ). SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III-Brasília-DF. (Maiores informações no Site: www.mj.gov.br/anistia ). É muito importante participar, inscrevam-se e compareçam.
“SÁBADO RESISTENTE”  - Atendendo convite, o Presidente SIMÃO e o Diretor MELLO compareceram no sábado, dia 18/06, no Memorial da Resistência de São Paulo (antigo DOPS), no Lgo. Gen. Osório, 66 –Luz, no Auditório Vitae (5º. Andar), onde foi prestada homenagem a Eduardo Leite “Bacuri”, com o lançamento do livro sobre o mesmo de autoria da jovem jornalista Vanessa Gonçalves (Editora Plena), com prefácio do ex-Ministro Paulo Vannuchi. Segundo o Editor: “...é pretensão do livro revelar a história de Eduardo Leite, Comandante Bacuri, figura emblemática de uma época...” Em nota o ex-Ministro Paulo Vannuchi, ressalta: “A história de Bacuri e este livro se voltam inteiramente para o futuro. Para a construção de um Brasil em que não se torture mais, onde as ditaduras não tenham qualquer possibilidade de retorno, onde nenhuma luta pela liberdade, pela igualdade, pela democracia e pelos Direitos Humanos seja reprimida. Enfim, o Brasil onde um jovem com elevados sentimentos de justiça social possa mudar do interior de Minas para uma metrópole qualquer e nela trabalhar, estudar, manifestar livremente suas idéias, participar da vida pública. Vannuchi conclui: ... e muito menos ser executado covardemente ao final de um calvário de 109 dias de bestiais tortura”.  Nessa oportunidade o nosso colega e associado DARCY RODRIGUES, foi um dos homenageados e participou da Mesa, explanando brevemente episódios de sua participação contra a ditadura militar, instalada no golpe contra o então Governo Constituído de João Goulart.

AMOR E REVOLUÇÃO – Como todos sabem o Canal 4 (SBT) está apresentando a novela Amor e Revolução, em que se pretende resgatar, em parte, a memória do período ditatória. No final de cada Capítulo há o depoimento, principalmente, de cidadãos perseguidos e torturados pela Ditadura e no dia 22 de junho p.p., o nosso colega Cap. José Wilson da Silva, exprimiu uma conotação correta da participação de militares nacionalistas e legalistas, comprometidos com democracia que se opuseram ao golpe. Parabenizamos o Wilson, cumprimentando-o pelo seu brilhante e corajoso depoimento. Informou-nos que fará outras aparições (inserções) no decurso da novela.  
NOTA DE ANIVERSÁRIO: O nosso colega e associado Pedro Albuquerque, completou no dia 19 de junho p.p., 67 primaveras. A comemoração foi em Fortaleza-CE. Agradecemos o convite e fazemos votos de muita saúde e felicidade junto aos que lhe são caros.

          
  Francisco Fernandes Maia                                                Simão Kerimian

            Vice-Presidente                                                     Presidente e Dir. Jurídico